A cidade do Porto

10-11-2025

Na cidade do Porto decorrem atualmente várias obras de grande dimesão: a expansão da Linha Rosa (entre a Casa da Música e a futura estação de São Bento), a construção da Linha Rubi (que liga à Linha Rosa), a criação de uma ligação rodoviária de MetroBus na Avenida da Boavista e a nova travessia do rio Douro, ponte D. Antónia Ferreira.

A Ferreirinha, a nova ponte sobre o Douro

"A Ponte da D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, ou simplesmente Ponte da Ferreirinha, é uma obra arquitetónica que vai ser erguida 500 metros a montante da Ponte da Arrábida. Esta via estender-se-á ainda ao longo de 835 metros, com uma cota de 70 metros acima do rio e um vão principal de cerca de 430 metros, e vai ligar as estações do Campo Alegre e da Arrábida

Do lado da cidade do Porto, o percurso pela Ponte da Ferreirinha começa a fazer-se pelas proximidades da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), chegando em seguida por cima do leito do rio, onde não haverá qualquer pilar de apoio, de modo a garantir uma harmonia em termos visuais e paisagísticos. Já em Vila Nova de Gaia, a ponte alcança o início da VL8, terminando antes da chegada à estação da Arrábida.

Outra particularidade a salientar reside no facto de esta ser, em Portugal, uma das poucas vias de comunicação que não se destina a uma finalidade rodoviária. De resto, para além do Metro, serão privilegiados igualmente modos de mobilidade verde e suave, através das ciclovias e dos caminhos pedonais que ocupam quatro das duas faixas laterais.

O projeto desta obra de arte de mobilidade pertence ao consórcio Edgar Cardoso, Arenas e NOARQ e, tal como o resto da Linha Rubi, ficará concretizado no ano de 2026." Para mais informação clik na imagem.